[Resenha] Mitologia Nórdica - Neil Gaiman


Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.

Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.

Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.

Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.


Título: Mitologia Nórdica
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Quantidade de páginas: 288

Avaliação (de 0 a 5): 4,0

Se já é uma delícia descobrir histórias da Mitologia Nórdica (pelo menos pra mim!), imagina com a narrativa de Neil Gaiman! O autor de Coraline e Lugar Nenhum sabe transformar deuses míticos em personagens bem realistas com aquele toque de fantástico.


Quais são as histórias de Mitologia Nórdica?

Gaiman reúne contos com uma aparente cronologia (até porque o que acontece em um pode reverberar em outro, indicando uma ligação entre as histórias). Nós somos apresentados ao início do mundo, à criação de Asgard, ao mito de Odin, às maquinações de Loki e, por último, ao Ragnarok, o apocalipse dos deuses e fim do mundo.

Esse livro é realmente bom?


Eu gostei bastante. Sou fã de descobrir novas mitologias e desde que comecei a assistir Vikings, fiquei fascinada pelas histórias contadas sobre Odin, Thor, Loki, Freya, a turma toda (quem acompanha os filmes da Marvel vai se identificar com isso também).

Para quem gosta, esse livro é uma introdução muito bacana à Mitologia Nórdica, com linguagem fluida, simples e direta. Neil Gaiman não vai se aprofundar muito nas histórias e nem criar novos conflitos, ele se apega ao texto original e trabalha com ele. Eu até queria que as histórias fossem mais aprofundadas, ainda que pela imaginação do autor, mas a intenção da obra é realmente contar as lendas, não criar algo novo.

Eu recomendo Mitologia Nórdica?


Se você está à procura de uma história contemplada por um livro inteiro, talvez não goste do formato de Mitologia Nórdica. O que Gaiman faz é adaptar as lendas para uma linguagem de narrativa, de conto mesmo. Ele não vai criar uma obra inteiramente original como Deuses Americanos.

Portanto, eu recomendo este livro para quem realmente curte descobrir mais sobre mitologias, é fã do autor e adora uma história bem contada! A edição é capa dura, boa tradução, espaçamento agradável, um verdadeiro deleite!

P.S: Agora a Intrínseca tem uma capa nova para esse livro! Olha que linda:



0 comentários:

Deixe seu comentário