Me Poupe! - Nathalia Arcuri

Ela começou a poupar aos 8 anos, de olho no carro que teria aos 18. Com 24, comprou seu primeiro apartamento à vista e ainda bancou todas as obras de acabamento. Aos 30, pediu demissão do emprego dos sonhos e montou o próprio negócio, um canal no YouTube. Tinha 32 quando conquistou o primeiro milhão de reais – e também o primeiro milhão de inscritos. Aos 35, pretende ter pelo menos 5 milhões (bem) investidos, garantia de independência financeira, ou seja: só trabalhará se quiser, no que quiser e quanto quiser.

Neste livro, pela primeira vez, Nathalia explora as causas da dinheiro fobia, um mal identificado por ela que corrói o relacionamento das pessoas com o dinheiro. Além disso, apresenta, de maneira simples e organizada, os dez passos que a levaram ao sucesso financeiro (...)

Título: Me Poupe!
Autora: Nathalia Arcuri
Editora: Sextante
Ano: 2018
Quantidade de páginas: 176


Fazer a resenha de um livro com dicas para enriquecer no melhor estilo "coaching" definitivamente não é a minha cara. MAS a jornalista e youtuber de finanças Nathalia Arcuri já havia me conquistado com a linguagem divertida e acessível do seu canal Me Poupe!, então não podia deixar de ler o seu livro, né? E olha só: ela realmente me fez refletir muito sobre dinheiro.




Do que se trata o Me Poupe?

A Nath (já sigo o canal, já sou íntima rs) começa o livro falando sobre a dinheirofobia, que é a nossa mania de não querer falar sobre o dinheiro e de vê-lo de forma negativa. Ela vai discorrer sobre os seguintes passos ao longo dos capítulos:


1) Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar).

2) Tenha objetivos claros.

3) Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira.

4) Não faça desaforo para o dinheiro que você suou tanto para ganhar!

5) Me poupe, se poupe, poupe.

6) Nos juros compostos acredite.

7) Aprendizado tem que ser constante.

8) Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria.

9) Assuma a responsabilidade e permita-se errar.

10) Agradeça e comemore todos os dias.

Então, vamos conhecer os benefícios (e malefícios, não esqueçam do cartão de crédito) dos juros compostos, a super dica (para os iniciantes como eu) de investir no Tesouro Direto e não na Poupança, por que não investir em Previdência Privada, dentre outros. O livro serve como uma divertida introdução ao mundo das finanças e desperta o interesse naquelas manchetes chatas sobre impostos e alíquotas. Porque, afinal de contas, isso nos afeta no dia a dia.

O que eu achei do livro?

Assim como o canal, o livro Me Poupe! é, como já disse, uma boa introdução ao universo financeiro e às possibilidades de investir o dinheiro. Por si só, isso tem uma grande mérito, já que esse tema me dá uma preguiça enorme e os conteúdos sobre ele são sempre enfadonhos com outros autores.

A Nath tem uma escrita fluida, organizada, bem-humorada e pronta para dialogar com você. O "porém" que eu gostaria de ressaltar é que, como a própria autora assume, ela não conseguiu tudo com o próprio esforço. Tipo, ela teve uma ajuda ao comprar o carro e o apartamento. Sem falar que o fato de ela ter conseguido um trabalho que pagasse cinco dígitos ajudou bastante na concretização desse sonho de independência financeira.

Isso significa que uma pessoa que enfrenta a inflação com um salário mínimo pode não se identificar com a trajetória dela e as promessas de riqueza. Claro que as dicas de negociar preços e aprender a poupar o dinheiro com inteligência são úteis para qualquer pessoa, mas o discurso da autora parece se voltar mais para a classe média mesmo.

Eu indicaria o Me Poupe!?


Apesar das minhas ressalvas, eu recomendaria esse livro para a maioria das pessoas que eu conheço. Eu não me incluo na classe A/B que a Nath pertence, mas a leitura me deu um bom panorama do que fazer com o meu dinheiro, além de me incentivar a valorizá-lo.

A Nath conseguiu me despertar e me empolgar de verdade com um livro sobre o gênero. E o canal dela me trouxe dicas bem valiosas para as minhas finanças pessoais. Então, é assim: não se apegando à classe social dela e se focando nos ensinamentos, você tem uma boa leitura e uma excelente presente para qualquer amigo.

Não é que todo mundo vai sair rico, mas você vai aprender a enxergar o seu dinheiro de forma diferente. E isso já é muito importante.

0 comentários:

Deixe seu comentário